Treinamento como capacitação contínua
A expressão da palavra “treinamento” refere-se ao processo de aquisição de todo tipo de conhecimento, habilidades e competências como resultado de uma certa formação profissional ou do ensino de habilidades práticas relacionadas a competências úteis e específicas. Além do treinamento básico exigido por um ofício, ocupação ou profissão, os avanços tecnológicos e a competitividade do mundo moderno exigem que os trabalhadores em geral se atualizem constantemente, ao longo de toda sua vida profissional.
Quais treinamentos podemos evidenciar?
Em primeiro lugar o gestor precisa entender as reais necessidades e os possíveis desníveis de conhecimento e habilidades da sua equipe. E temos vários tipos de necessidades que podemos relatar, tais como:
Treinamento de reciclagem
As vezes pode ficar evidente a dificuldade de um ou outro colaborador com determinados tipos de serviços. Podemos citar como exemplo, na Manutenção a necessidade de elucidar um problema hidráulico ou pneumático. Com certeza podemos encontrar na equipe aquele que tem mais facilidade de interpretar um esquema/diagrama pneumático e resolver rapidamente um problema. Isso não é demérito do profissional que tem mais dificuldade, acredito que um bom treinamento sobre o tema e se resolve isso é uma forma de uma vez evidenciado isso na equipe, de resolver proporcionando um treinamento de reciclagem sobre “pneumática”, nesse caso.
Treinamentos técnicos referentes aos ativos
Isso com certeza é o mais comum de vermos como dificuldades encontradas nos diversos colaboradores de uma equipe. A grande diversidade de tipos de máquinas e equipamentos trazem as dificuldades naturais quanto a sua operação e manutenção.
Para sanar essa dificuldade e como uma das maneiras eficazes de fazer isso acontecer, é contratar treinamentos junto ao fabricante de determinadas máquinas e equipamentos.
Esse critério pode ser definido ao julgar como essenciais certos ativos para o processo produtivo. Também pode ser definido pela sua complexidade em seus processos, regulagens, setup, dificuldades de manutenção entre outros.
Treinamentos de novas tecnologias
As novidades tecnológicas estão cada vez mais rápidas e quem não acompanhar essa evolução fica para traz. Na Manutenção isso se evidencia muito com novos componentes e sistemas que trazem mais confiabilidade para os ativos. E entender isso e capacitar sua equipe para “o novo” é sempre trazer capacitação e qualificação que pode e muito fazer a diferença. Exemplo disso são as constantes inovações em componentes e sistemas eletroeletrônicos, componentes e sistemas hidráulicos e pneumáticos. E isso requer as vezes um treinamento específico para adquirir e unificar conhecimento da equipe, e isso se consegue em muitos casos, com os próprios fornecedores e fabricantes dessas novidades.
Treinamentos em eventos abertos
Outro recurso simples é proporcionar para a equipe as visitas em feiras pertinentes ao setor, isso sempre traz novidades do setor e pode criar um ambiente de motivação para mudanças e sugestões de melhorias. E isso pode ter certeza que nada mais é do que um tipo de treinamento que traz muito resultado. Motiva o colaborador a ver nas novidades algo que pode fazer a diferença em seu local de trabalho. Sei disso pois já fui a muitos eventos do tipo e realmente é muito bom. Você fica sempre tentando visualizar coisas que poderiam ser úteis para o seu trabalho, pode apostar.
Treinamentos de ferramentas para solução de problemas
No dia a dia da Manutenção temos muitas formas de melhorar o desempenho da equipe e como consequência, o desempenho dos ativos. Podemos fazer isso usando metodologias ou ferramentas para solução de problemas. Para isso é necessário na maior parte das vezes proporcionar treinamentos de ferramentas e métodos de gestão. Podemos citar algumas como: ferramentas para análise de falhas, gestão dos indicadores, metodologia TPM com os 4 pilares base do programa, gestão PCM, gestão dos sobressalentes, entre outros.
Conclusão
Tenho comigo que essas atitudes da gestão só trazem benefícios para sua equipe e com certeza mais motivação. As pessoas vão enxergar que podem se tornar profissionais melhores com esse incentivo vindo da empresa em que trabalha ou procurar se qualificar em escolas técnicas. São iniciativas como essa que fazem a grande diferença entre aqueles que querem fazer acontecer e os que ficam vendo as coisas acontecerem. E se faz necessário também que o profissional ou um iniciante de carreira ter em mente que precisa procurar um ensino técnico compatível com a sua profissão. E você meu estimado colega e leitor, em qual desses grupos quer estar?
Autor: Luis Cyrino
0 Comentários