Segundo pesquisa anual da FIEP, o ano de 2020 será promissor para a indústria.
Todo ano, a FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná, realiza uma pesquisa sobre as práticas e expectativas dos industriais paranaenses para o próximo ano. Essa pesquisa, intitulada de Sondagem Industrial, foi realizada entre 28 de outubro e 27 de novembro do ano passado (2019) e revelou que o aumento dos investimentos e das vendas estão nos planos dos empresários para esse novo ano que se inicia. Ótima notícia para quem pretende aproveitar as oportunidades que irão surgir.
A conclusão da pesquisa é uma só: o ano de 2020 será promissor para a indústria. É o que esperam 80% dos industriais do estado. Foram pesquisados 50,8 mil estabelecimentos industriais de todos os portes (micro, pequena, média e grande) e de 37 segmentos, que geram 765 mil empregos no estado.
O alto nível de otimismo se deve às mudanças de rumo na condução da política econômica do país, que abrem espaço para uma retomada do crescimento.
O Brasil tem um grande mercado e nós, da indústria, estamos sempre dispostos a explorar cada vez melhor e de forma mais efetiva esse mercado”, afirma. “A indústria do Paraná é forte, diversificada, com indústrias em todo o Estado, e a nossa esperança é bastante boa com as ações do novo governo. Isso tem se refletido em otimismo para investimentos, renovação de equipamentos e processos produtivos mais eficazes.Carlos Valter Martins Pedro, Presidente da FIEP.
![]() |
"Sondagem Industrial" - Pesquisa realizada pelo FIEP para o ano de 2020. |
O percentual neste quesito é 20% maior do que o registrado entre as empresas que efetivamente investiram em 2019. Isso é um fator positivo porque para se manter competitiva a indústria precisa retomar sua capacidade de investimentos.
Evânio Felippe, Economista da FIEP.
“A crescente alta da produção industrial paranaense, que este ano liderou o ranking nacional até o momento atual, a aprovação da Reforma da Previdência, a queda nos juros e a perspectiva de uma recuperação no mercado de trabalho e na economia como um todo em 2019 mantiveram o otimismo do industrial e tudo isso converge para uma melhoria no ambiente de negócios também para o ano que vem”, comenta Marcelo Alves, um dos responsáveis pela pesquisa.
Quando o empresário avalia 2019, a conclusão é de que, apesar de positivo para a indústria do Paraná, que acumula a maior alta do país na produção industrial, as elevadas expectativas do ano anterior não se concretizaram em termos de melhoria de ambiente de negócios.
Por isso mesmo que o cenário da indústria brasileira para 2020 é tão promissor. Vamos aguardar!
Por isso mesmo que o cenário da indústria brasileira para 2020 é tão promissor. Vamos aguardar!
0 Comentários